Fique por dentro das novidades!

Os avanços tecnológicos impulsionados pela pandemia



É nítido que o mundo que conhecíamos mudou muito após a pandemia. Com isso, os números de mortos e o contágio altamente alarmante, o mundo inteiro adotou medidas de isolamento, mudando a rotina de todos completamente e assim trazendo diversos avanços tecnológicos.

Como os hábitos e as necessidades mudaram, a demanda por determinados tipos de serviços aumentou. Por exemplo, a entrega de produtos em casa se tornou um serviço obrigatório para qualquer estabelecimento que esteja funcionando. O que antes era uma tendência que não havia chegado em todos os lugares, tornou-se uma necessidade.

Dessa forma, isso acelerou as mudanças que poderiam demorar anos para ser implantadas, de forma geral. Por isso, a tecnologia entrou em uma corrida para atender a demanda repentina, o que traz avanços tecnológicos em diversas áreas.


Atendimento médico virtual


Com o isolamento social, a comunicação por vídeo chamadas se tornou uma realidade. Com isso, muitas consultas médicas têm sido realizadas pelo atendimento virtual para evitar a contaminação de pacientes em clínicas e hospitais.

A chamada telemedicina se tornou tão importante que foi liberada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em caráter excepcional durante o período de combate ao novo coronavírus, assim sendo um grande avanço tecnológico.

Com isso, a telemedicina passou a ser exercida como orientação, encaminhamento e monitoramento de pacientes, bem como para a troca de informações entre médicos no auxílio de fazer diagnósticos.


Delivery


Um dos principais avanços tecnológicos na época da pandemia foi de aderir aplicativos de delivery como parte natural da nossa vida em sociedade. É fato que eles já eram muito populares antes, mas se tornaram absolutamente vitais nessa pandemia.

Para se ter uma noção, houve um aumento de 103% de consumo nesses aplicativos. Isso porque eles deixaram de ser uma coisa da geração atual e passaram a ser algo para toda a família, pois realmente quebram um grande galho.

Além disso, os aplicativos não servem apenas comida. Além de hamburguerias em Rappi, por exemplo, é possível encontrar supermercados, farmácias e até mesmo motoboys para fazer entregas de certos itens.


Inteligência Artificial e outras tecnologias


O que antes pareciam previsões distantes de relatórios de tendências agora pode ser aliado ao combate contra o Sars-CoV-2. Ferramentas tecnológicas como Inteligência Artificial (IA), Big Data, computação em nuvem e Internet das Coisas Médicas (IoMT) são alguns dos recursos que podem ser utilizados para encontrar formas de tratamento, evitar a propagação e até a desinformação da população. Foi um grande marco no mundo da tecnologia.

No Brasil, a startup Portal Telemedicina desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial capaz de identificar a doença a partir de imagens de raios X e tomografias do tórax. Criado com o auxílio do Google Cloud, o diagnóstico é complementar aos exames atuais.


Comunicação e a tecnologia


Ficar em casa de quarentena pode ser um problema significativo. Em primeiro lugar, há a questão do trabalho. Afinal, se estamos em casa, temos nossas capacidades laborais reduzidas, ainda que não totalmente inutilizadas.

Em segundo lugar, existem os laços sociais. Sem poder sair, fica difícil conversar com alguns amigos, ver os familiares e realizar encontros, especialmente em datas especiais como aniversários.

Um dos grandes avanços tecnológicos nesse sentido foi a popularização de aplicativos de comunicação digital, como o Zoom, Skype e outros. Na prática, eles se tornaram a via de conexão entre pessoas de todos os tipos e para todos os fins.


Streaming


Por fim, não poderíamos esquecer das plataformas de streaming que se tornaram vitais nessa pandemia. Como o cinema foi fechado, assim como o teatro e outros espaços de entretenimento, toda a demanda por distração caiu sobre os ombros de aplicativos como a Netflix, Amazon Prime, Hulu, YouTube, Crunchyroll e a vindoura Disney+.

Não se sabe como estará o mundo depois que o Sars-CoV-2 for erradicado. Entre tantos avanços tecnológicos, novas questões sobre ética, legislação e privacidade já começam a surgir entre especialistas. Nesse sentido, com novas demandas surgindo o tempo todo, é possível perceber que a tecnologia já está avançando etapas e preparando o mundo para futuras transformações.

Gostou do nosso artigo? Confira outros em nosso blog e compartilhe-os em suas redes sociais para que seus amigos também vejam o conteúdo!

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp