Fique por dentro das novidades!

O que é uma start-up?


O conceito de start-up se trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Elas podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base para suas operações.


O termo startup surgiu no famoso Vale do Silício, uma região da Califórnia especializada em alta tecnologia e inovação. Elas ficaram conhecidas no mundo inteiro principalmente durante a bolha ponto com — quando a popularização da internet do final da década de 1990 impulsionou a criação de inúmeras “empresas.com”.


Que tipo de empresa pode ser considerada uma start-up?


É importante destacar que nem toda nova empresa é uma start-up e que nem toda start-up será assim para sempre. Uma padaria tradicional que abriu as portas recentemente, por exemplo, não é uma start-up, pois “vender pães” já é um negócio tradicional e com viabilidade comprovada.


Uma start-up precisa ter uma proposta que ainda não foi testada no mercado — e que, por isso, não sabemos se vai dar certo. Por outro lado, uma empresa inovadora que já consolidou seu modelo de negócios não pode mais ser chamada de start-up.


Quais são as características de uma start-up?


De forma geral, esse termo caracteriza uma empresa em fase de desenvolvimento que possui 3 características básicas: um modelo de negócios inovador, escalável e flexível. Vamos à explicação de cada um desses fatores?


Inovação


A inovação é a capacidade de propor soluções criativas, únicas e fora do comum para determinado problema. Toda startup precisa enxergar o mundo de um jeito diferente e oferecer produtos que revolucionam ou que até mesmo criem novos mercados.


Escalabilidade


Um negócio escalável é aquele que consegue crescer sem aumentar seus custos proporcionalmente. Ou seja, é a capacidade da empresa de ampliar seu faturamento em um ritmo muito maior do que as despesas, como custos com funcionários, matérias-primas, aluguéis, produção, entre outros.


Flexibilidade


Ser flexível significa ter capacidade de se adaptar com agilidade, tanto internamente quanto externamente. Toda startup precisa organizar seus processos de forma dinâmica, tomando decisões com rapidez, testando possibilidades, se adequando à demanda do mercado e melhorando constantemente sua forma de trabalho.


3 grandes empresas que começaram como start-ups


Vamos te mostrar alguns exemplos de grandes empresas que começaram como start-ups e que, hoje, se tornaram uma verdadeira fonte de inspiração para muitos empreendedores.


Uber


A rede de transporte que conecta passageiros com motoristas através de um aplicativo móvel começou em 2008 com a ideia de que os usuários pudessem solicitar um carro com apenas um clique em seus smartphones.


A partir disso, a Uber começou a se popularizar em todos os continentes e, hoje, conta com 15.000 funcionários em todo o mundo e uma valorização de aproximadamente 50 bilhões de dólares.


A Uber expandiu seu modelo de negócios com propostas como a UBEReats, um aplicativo para pedir e entregar alimentos entre usuários e estabelecimentos.


Airbnb


Essa empresa começou como uma start-up que atendia as solicitações de um mercado para conectar proprietários de imóveis a viajantes. 


Atualmente, a Airbnb está presente em 192 países, 35 mil cidades ao redor do mundo e tem uma posição privilegiada no ranking das startups mais bem-sucedidas do momento.


Spotify


Você é uma daquelas pessoas que liga seu computador e a primeira coisa que faz é abrir o Spotify para ouvir música? 


Temos boas notícias! O Spotify começou sendo uma start-up de dois amigos apaixonados pela tecnologia.


Em 2008, Daniel Ek e Martin Lorentzon lançaram a primeira versão do Spotify com o objetivo de que as pessoas pudessem ouvir música como e onde quisessem, oferecendo acesso apenas por convite.


Atualmente, o Spotify possui um catálogo de mais de 30 milhões de músicas e mais de 140 milhões de usuários.


Start-up é algo inovador e que pode trazer inúmeros resultados positivos. São as empresas que prometem revolucionar o mercado, oferecendo serviços nunca antes oferecidos, produtos com facilidades e qualidades nunca antes encontradas.


O que você achou desse post?

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe!