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O que é Growth Marketing?


Se você já está no mercado há algum tempo, provavelmente já ouviu falar do termo Growth Marketing. Como o crescimento parece ótimo, você já deve ter tentado aplicar essa forma de marketing ao seu negócio.


Entretanto, para atingir seu potencial máximo, é importante destrinchar esse termo e entender como ele funciona.


O que é Growth Marketing?


O Growth Marketing pode ser definido de diversas maneiras. Entre elas:


  • Crescer seu negócio de forma consistente para atingir suas metas comerciais;

  • Crescer seu negócio além das métricas do topo do funil. Em termos simples, isto significa não apenas receber cliques, likes, gerar ações e estimular compras, mas construir relacionamentos de longo prazo para gerar vendas recorrentes;

  • Conduzir constantemente novos clientes à sua marca para aumentar a receita;

  • Encontrar maneiras inovadoras de manter os clientes engajados e incentivá-los a promover sua marca.

  • Em termos simples, Growth Marketing é um método de marketing holístico que traz novos clientes, os envolve de forma consistente e depois os transforma em consumidores de longo prazo e até mesmo promotores de seu negócio.


    Como uma estratégia de Growth Marketing deve ser implementada?


    Aqui está um passo a passo que pode ajudar você a implementar uma estratégia de Growth Marketing.


    Identifique o seu público-alvo


    Você provavelmente tem pessoas de todas as idades e estilos de vida vindo à sua loja para comprar.


    Entretanto, se você analisar cuidadosamente sua base de clientes, você identificará alguns grupos de pessoas que têm mais probabilidade de fazer negócios em relação a outros.


    Talvez a maioria de seus clientes viva em uma área específica, sejam em sua maioria homens ou mulheres, estejam dentro de uma certa idade ou renda, ou tenham um determinado nível de escolaridade.


    Uma vez definido seu público-alvo, é hora de identificar nichos de audiência nesse público-alvo.


    Por exemplo, talvez a maioria de seus clientes sejam mulheres. Entre essas mulheres, pode haver mulheres mais velhas, mulheres de meia-idade e mulheres jovens. Cada grupo terá suas próprias necessidades e desejos.


    Conheça os clientes em potencial


    Uma vez que você tenha um público-alvo, é hora de conhecê-los individualmente. Você poderia fazer isso pesquisando tendências para determinadas características demográficas, mas a melhor maneira de conhecer as pessoas é chegar até elas.


    Se você ainda não tem uma grande presença on-line, comece com os clientes em sua loja. Ofereça um desconto ou um brinde em troca de responder a algumas perguntas.


    Se você tiver uma presença on-line, continue lendo para saber como encontrar e se comunicar com clientes potenciais de uma forma que provavelmente vá gerar a resposta certa.


    Selecione suas plataformas com cuidado


    De acordo com estimativas recentes, existem mais de duzentas redes sociais online.


    Felizmente, você não precisa de uma plataforma em cada uma delas para atingir seu objetivo demográfico. Você só precisa escolher as que seu público-alvo tem maior probabilidade de usar.


    Como diferentes empresas podem usar o Growth Marketing? 


    O Growth Marketing parecerá diferente para os diversos tamanhos e tipos de empresas. Aqui, mostraremos como você pode utilizar essa estratégia em startups e negócios estabelecidos.


    Como as startups podem usar o Growth Marketing? 


    Os novos empresários fariam bem em seguir as dicas citadas até aqui. O caminho deve ser identificar seu público-alvo, selecionar os canais certos e depois criar conteúdos que tragam clientes.


    Se você não tiver dados para mostrar o que seu público-alvo deseja, há uma solução fácil para o problema: analise os dados do seu concorrente.


    Verifique quais páginas eles rankeiam bem, quais plataformas eles usam e como eles se comunicam com clientes potenciais e atuais. Não as copie, mas colete ideias para dar o pontapé inicial em sua campanha de Marketing.


    Além disso, você precisará de uma equipe que entenda como funciona o Growth Marketing e que seja capaz de utilizá-lo em seu potencial máximo.


    Entretanto, isso não significa que você precisará contratar uma sala cheia de especialistas. Terceirize elementos de seu Growth Marketing, como:


  • criação de conteúdo;

  • marketing de mídia social;

  • análise de dados;

  • SEO.

  • A terceirização permite que você se concentre na comunicação pessoal com clientes atuais e potenciais. Ela também dá a você tempo para pensar na direção e estratégia geral do seu negócio.


    Como as empresas estabelecidas podem usar o Growth Marketing? 


    As empresas estabelecidas que têm o orçamento para trazer os profissionais de Growth Marketing em tempo integral devem fazer isso. A seguir, apresentamos alguns membros inestimáveis da equipe que você pode querer ter a bordo.


    Especialista em marcas


    Um especialista em marcas ajuda a definir sua marca e garantir que seu nome e logotipo sejam facilmente reconhecíveis em um grande número de canais.


    Equipe de criação de conteúdo


    Uma equipe para criar conteúdo envolvente em uma ampla gama de plataformas.


    Especialistas em aquisições


    Especialistas em aquisições que sabem o que seu público está procurando e que podem trazer novos clientes regularmente.


    Profissionais Socia Media

    Profissionais Social Media estão familiarizados com as plataformas que você utiliza e podem criar conteúdo de áudio, vídeo, imagem e texto que trarão clientes.


    Especialista em SEO


    Um especialista em SEO ajudará a impulsionar e depois manter um alto posicionamento no Google e em outros motores de busca líderes.


    Especialistas em atendimento ao cliente


    Esses profissionais ajudarão a desenvolver o relacionamento com o cliente. Sua equipe de atendimento também será encarregada de lidar com questões de RP, tais como reviews negativos online ou reclamações sobre seus produtos e serviços.


    Analistas de dados


    Uma equipe de análise de dados ajuda a coletar dados continuamente, analisá-los e fazer recomendações com base no que as informações mostram.


    CIO (Chief Information Officer)


    Um CIO para determinar a direção geral de sua campanha de Marketing e garantir que tudo esteja funcionando sem problemas.


    Como um negócio estabelecido, você já tem uma experiência inestimável para ajudá-lo a criar campanhas de marketing direcionadas e personalizadas. No entanto, isso não significa que você possa relaxar.


    Muitas grandes corporações saíram do mercado porque não conseguiram acompanhar os tempos. 


    Analise regularmente seus dados e fique em contato com os clientes para manter-se a par das tendências de mercado que poderiam impactar seus negócios.


    Lembre-se, Growth Marketing não é algo que você pode deixar no piloto automático. É um modo de vida.


    Você gostaria de ver um crescimento comercial exponencial e a longo prazo? Se sim, o Growth Marketing é o seu melhor caminho para o sucesso.


    Use as dicas acima como um trampolim para encontrar o que funciona melhor para sua empresa, entre em contato e vamos conversar!

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